Instituto TIM

TIM Tec em família: mãe e filha aderem à plataforma

Escolher um curso na faculdade não é tarefa fácil para muita gente. A estudante Amanda Volitov, de Sorocaba (SP), passou por essa decisão no ano passado. Ela estava em dúvida entre cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas para Internet. Um dos fatores que a ajudaram nessa escolha foram os cursos de TIM Tec.

Depois de terminar o Ensino Médio, Amanda começou a fazer cursos online. Sua mãe, Márcia Ferraz, conheceu a plataforma TIM Tec ao procurar cursos sobre jogos para o irmão de Amanda, e a indicou para a filha. Amanda começou pelo curso Edição e tratamento de imagens e não parou mais: completou os cursos Introdução à lógica de programação, Introdução à criação de sites e está finalizando o que já se tornou seu favorito, HTML 5 – Introdução ao front-end.

O conteúdo que aprendeu nos cursos contribuiu para que a estudante optasse por cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que iniciou neste ano na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). “Vi que já tenho vocação para isso”, conta Amanda. Além disso, ela percebeu que queria um curso com um campo de atuação mais amplo do que o de Sistemas para Internet, que é mais focado em web. Os cursos também deram uma base para que Amanda ingressasse na faculdade já com um conhecimento da área. “Não é bom a gente entrar 100% leigo na faculdade”, diz.

Para a estudante, que já fez outros cursos online, o diferencial dos cursos de TIM Tec é que são dinâmicos, não cansam e são indicados também para quem está começando na área. “Não é como se você fosse obrigado a saber um monte de coisas, eles te explicam desde o começo. Tem cursos que as pessoas acham que você sabe de tudo.” Amanda pretende fazer ainda mais cursos na plataforma. Entre os próximos em sua lista estão Introdução ao uso de banco de dados e SQL, Desenvolvimento de front-end e Desenvolvimento web com AngularJS. “Ainda quero fazer todos com Java e Android”, acrescenta.

De mãe para filha, de filha para mãe

Márcia, mãe de Amanda, também se interessou pela plataforma TIM Tec. Ela está no último ano do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Universidade Paulista (UNIP) e começou a fazer o curso Introdução à linguagem de programação PHP, mas não chegou a terminar pelo volume de atividades exigidas pela faculdade. Márcia sempre trabalhou na área comercial, e agora quer seguir para a área técnica. Mas durante a faculdade percebeu que seu interesse por gestão era maior que por programação. “Prefiro a parte mais funcional, de relacionamento e interface com clientes e usuários”, conta.

Assim que se formar, Márcia pretende retomar os cursos de TIM Tec, começando por UX e UI Design. “Vai de encontro com a área para a qual estou pendendo”, explica. Uma característica dos cursos que considera muito útil para o aprendizado são os quizzes no final das aulas. “Eles ajudam a reforçar o conteúdo aprendido. A prática é importante, mas certas coisas precisam ser puxadas pela memória.” Ela ainda destaca o fato de ter diversas mulheres como professoras dos cursos, o que é difícil de encontrar na maioria dos cursos de tecnologia. “Serve de referência para mais mulheres ingressarem na área”, afirma.

Notícias relacionadas

Cursos de TIM Tec para quem é ou quer ser professor(a)

A maioria dos cursos publicados na plataforma TIM Tec explora temas ligados às novas Tecnologias da Informação, especialmente desenvolvimento web e desenvolvimento de […]

8 trilhas para quem quer aprimorar suas competências com TIM Tec

Em 2014, quando a plataforma TIM Tec foi lançada, seu objetivo era ampliar a oferta de cursos livres voltados à educação profissional e […]

Python e APIs são os temas dos novos cursos de TIM Tec

A plataforma TIM Tec lançou mais dois cursos voltados a profissionais e interessados em tecnologia: Desenvolvimento com Python e Desenvolvimento de APIs em […]

TIM Tec lança cursos para micro e pequenos empreendedores

Você está se formalizando como microempreendedor individual (MEI)? Pretende abrir ou já abriu uma micro ou pequena empresa? Então os três novos cursos […]