Instituto TIM

Software livre: liberdade de uso e colaboração entre usuários

Um dos três pilares de TIM Tec é o software livre, ou seja, qualquer interessado pode instalar e modificar o software para ter sua própria plataforma MOOC. Mas o que significa exatamente um software livre? Essa história começa nos Estados Unidos em 1983, quando o então programador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Richard Stallman criou o sistema operacional GNU, uma alternativa aos softwares de alto custo, com código fechado e de propriedade de poucas empresas de tecnologia na época. O GNU permitia que qualquer pessoa ou instituição não só utilizasse gratuitamente o sistema, como também acessasse o código-fonte e realizasse as melhorias e alterações que quisesse.

Stallman se tornou um dos maiores ativistas em defesa do software livre, responsável pela criação da Free Software Foundation (Fundação do Software Livre). De acordo com a organização, um software livre é estritamente ligado com a questão de liberdade, dando aos usuários a possibilidade de utilizá-lo da forma que quiserem: podem executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software – até mesmo cobrar pela distribuição do software modificado, se desejarem. A FSF estabeleceu quatro liberdades essenciais que um software deve atender para ser considerado livre:

– A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito.
– A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
– A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar o próximo.
– A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros. Desta forma, você pode dar a toda a comunidade a chance de se beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
(Fonte: GNU)

Desde então, uma variedade de softwares livres foi criada, mobilizando grandes comunidades de usuários ao redor do mundo que se dedicam a melhorar e divulgar os programas. Um dos programas mais conhecidos e que popularizou o conceito de software livre foi o sistema operacional Linux, lançado em 1991 pelo programador finlandês Linus Torvalds (e que é aprimorado constantemente por uma comunidade global de programadores). O navegador Firefox, o servidor Apache, o reprodutor multimídia VLC e o sistema de gerenciamento de conteúdo WordPress são outros exemplos de softwares livres amplamente utilizados.

Cada vez mais, instituições, empresas e governos do mundo todo estão aderindo ao software livre. Dentre os benefícios desse tipo de programa, estão custos mais reduzidos, mais segurança (já que um código aberto facilita a prevenção e detecção de vírus e outros malwares) e autonomia para utilizar e personalizar o software de acordo com as suas necessidades. Além disso, a colaboração entre os usuários de software livre proporciona uma rede de compartilhamento de informações e conhecimentos que só tem a contribuir para a melhoria dos programas. Aqui no Brasil, a maior rede dedicada ao software livre é o Projeto Software Livre Brasil, mantido pela Associação Software Livre.org.

Tem interesse em instalar o software TIM Tec? Neste link, você encontra o link para o código-fonte no GitHub, a documentação e os manuais para uso, instalação e customização de tema.

 

Saiba mais:
Superinteressante
Olhar Digital
Tecmundo

Notícias relacionadas

Um glossário para entender o universo de TIM Tec – parte II

Depois de conhecer alguns conceitos relacionados às crenças e pilares da plataforma TIM Tec e do universo dos cursos livres – educação a […]

Comunidades online reúnem profissionais para discussões e colaboração

Além de fazer cursos, uma forma de se manter atualizado sobre assuntos ligados a desenvolvimento e programação é participar de comunidades e fóruns. […]

TIM Tec conquista 3º lugar no Prêmio ARede Educa

O Instituto TIM foi um dos vencedores do Prêmio ARede Educa 2016, que reconhece experiências e iniciativas públicas e privadas de inserção das […]

Escola de Jornalismo tem plataforma customizada com TIM Tec

A plataforma de vídeos TIM Tec, software livre desenvolvido pelo Instituto TIM, já está sendo usada por outras organizações. Entre elas está a […]