TIM Tec é uma iniciativa do Instituto TIM criada em 2013 com o objetivo de desenvolver uma plataforma virtual que disponibilizasse cursos online, livres e gratuitos voltados à educação profissional e tecnológica.
O Instituto TIM acredita que inovações tecnológicas são a base de uma nova forma de trabalho. Por isso, investe na criação e democratização de recursos e estratégias que promovam a inclusão tecnológica produtiva das pessoas. TIM Tec contribui para ampliar a oferta gratuita de cursos de formação inicial e continuada e de qualificação profissional a distância.
Hoje, a plataforma e os cursos produzidos em TIM Tec são compartilhados com instituições federais de ensino por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).
Os 3 pilares de TIM Tec
Software livre
Isso quer dizer que qualquer instituição – escolas, universidades, coletivos, organizações privadas – pode ter sua própria plataforma MOOC. O software pode ser instalado, modificado, melhorado e alterado (desde que os programadores envolvidos conheçam sua linguagem).
Produção de cursos
Qualquer pessoa pode acessar a primeira instalação da plataforma TIM Tec (cursos.timtec.com.br), se inscrever e fazer os cursos que estão publicados lá – na hora que quiser, do local que quiser e sem pagar nada. A única coisa que você precisa é de um computador com internet.
Rede e-Tec Brasil
A plataforma e os cursos de TIM Tec estão sendo compartilhados com instituições da Rede e-Tec Brasil por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC. As instituições instalam o software e, se quiserem, podem adicionar os cursos de TIM Tec ou seus cursos à sua instalação.
TIM Tec é a plataforma MOOC das instituições da Rede e-Tec Brasil
MOOC é a sigla para Massive Open Online Courses (cursos online abertos e massivos) − cursos ministrados a distância, pela internet, e que suportam um grande número de alunos. Qualquer pessoa pode fazê-los, de qualquer lugar, desde que esteja conectada à web. Além de oferecer videoaulas, leituras complementares, testes e referências, MOOCs convidam os alunos a interagir em fóruns para discutir e sanar dúvidas. Eles contribuem para ampliar o acesso à educação e propõem uma aprendizagem participativa e distribuída, na qual os estudantes se engajam no processo de conhecimento, interagem ativamente com o material e seguem o próprio ritmo.
O primeiro MOOC foi criado em 2007 na Universidade de Utah, nos Estados Unidos, por David Wiley. Essa iniciativa deu origem a diversos projetos até que, em 2011, Sebastian Thrun e Peter Norvig ofereceram um curso de inteligência artificial na Universidade de Stanford por meio da startup Know Labs (que se tornaria o Udacity). Mais de 160 mil pessoas se matricularam. Mais tarde, surgiram o Coursera (reunindo universidades como Yale, Princeton, Michigan e Penn) e o edX, fruto de uma parceria entre a Universidade de Harvard e o MIT.
TIM Tec é a primeira plataforma MOOC desenvolvida inteiramente no Brasil.
Conselho Consultivo TIM Tec
O Conselho Consultivo TIM Tec foi criado em agosto de 2013 com função pedagógica e estratégica. Ele acompanhou a construção da plataforma e de suas funcionalidades, contribuiu para a definição dos cursos a serem produzidos, apontou caminhos e parcerias possíveis para o projeto etc.

Bianca Santana
Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), é jornalista e autora de livros sobre a alfabetização de adultos e recursos educacionais abertos. Foi uma das fundadoras da Casa da Cultura Digital e diretora de educação do Instituto Educadigital.

Fábio Flatschart
Formado pela Escola de Comunicação e Artes da USP com especialização em Criação Visual e Multimídia e MBA em Marketing pela Fundação Getulio Vargas, é palestrante e professor convidado dos mais renomados MBAs do Brasil (FGV, FIA e Trevisan).

Jarbas Barato
Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre pela San Diego State University, dos Estados Unidos. Foi consultor da UNESCO, PNUD, Ministério da Educação, Fundação Bradesco e Fundação Padre Anchieta (TV Cultura).

Lúcia Franco
Doutora pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), coordena o Núcleo de Tecnologia da Informação na Universidade Federal do ABC (UFABC).

Luís Otoni Ribeiro
Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Tecnologia pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR). É chefe do Departamento de Educação a Distância do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

Marcos Barretto
Doutor, mestre e graduado pela Escola Politécnica da USP, é professor da Poli há quase 30 anos. Escreveu diversos capítulos de livros e mais de uma centena de artigos para revistas e jornais, nacionais e internacionais.

Regina Melo Silveira
Doutora em Engenharia Elétrica, é professora e pesquisadora da Escola Politécnica da USP. Atua na Rede Nacional de Pesquisa (RNP), na qual é Coordenadora do Grupo de Trabalho de Redes de Serviços Sobrepostos (GT Overlay).