Instituto TIM

8 trilhas para quem quer aprimorar suas competências com TIM Tec

Em 2014, quando a plataforma TIM Tec foi lançada, seu objetivo era ampliar a oferta de cursos livres voltados à educação profissional e tecnológica. Por isso, os cursos eram alinhados ao Eixo Informação e Comunicação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Desde então, 30 cursos foram publicados e 60 mil alunos se inscreveram nos cursos de TIM Tec. Hoje, a plataforma reúne cursos relacionados a Tecnologias da Informação e Comunicação, mas não só. Há também cursos que contribuem para o trabalho de professores e para o aprimoramento de competências necessárias em qualquer profissão, como a escrita de textos.

Confira a seguir uma lista de trilhas que podem ser percorridas e competências que podem ser adquiridas com os conteúdos disponíveis na plataforma:

 

Para quem quer escrever melhor

7 Lições para a produção de textos

O curso explora fatores de textualidade com o objetivo de apresentar, de forma organizada, propriedades da escrita que podem ser usadas para organizar, estruturar e analisar textos.

 

Para quem quer ter seu próprio negócio

Empreendedorismo 1: Empreender com propósito
Empreendedorismo 2: Como planejar seu negócio
Empreendedorismo 3: Como evoluir seu negócio

Os três cursos de TIM Tec voltados a empreendedores convidam o aluno a entender como é possível empreender um negócio ligado aos próprios interesses, apresentam ferramentas que ajudam na concepção inicial da ideia, na análise de mercado, nas questões financeiras e contábeis, e exploram a importância de um plano e modelo de negócios, entre outros aspectos.

 

Para quem é professor

TIM Faz Ciência
Produção de vídeos educacionais para Web
MOOC e novas formas de aprendizagem

Os três cursos são bem diferentes entre si, mas todos contribuem para ampliar as metodologias e ferramentas de ensino dos educadores. “TIM Faz Ciência” explora operações intelectuais das quais lançamos mão para produzir e validar conhecimento. “Produção de vídeos educacionais para Web” ensina quem quer desenvolver seus próprios materiais educacionais a fazer vídeos. E “MOOC e novas formas de aprendizagem” explora como esse formato pode ampliar as possibilidades pedagógicas.

 

Para quem quer trabalhar com games

Introdução à lógica de programação
HTML5 – Introdução ao front-end
Edição e tratamento de imagens
JavaScript: Conceitos e bibliotecas
Desenho de jogos
Programação de games

TIM Tec possui dois cursos voltados especificamente a games (“Desenho de jogos” e “Programação de games”), mas para aproveitá-los é necessário ter algum conhecimento prévio de linguagem HTML5 e Javascript. Ao final da trilha, o aluno terá conhecido os fundamentos teóricos do processo de concepção e construção de jogos digitais, os principais elementos que compõem um jogo eletrônico e algumas técnicas para a manipulação desses elementos.

 

Para quem quer trabalhar com ebooks

Introdução à lógica de programação
Arquitetura da informação e projeto de sistemas
HTML5 – Introdução ao front-end
Introdução à linguagem de programação PHP
Introdução ao uso de banco de dados SQL
Edição e tratamento de imagens
Publicação digital em dispositivos móveis

Essa trilha é formada por um curso específico sobre o tema (“Publicação digital em dispositivos móveis”) e cursos que são pré-requisitos para melhor aproveitá-lo. A ideia é preparar o aluno para a compreensão dos processos, tecnologias e ferramentas envolvidos na produção e distribuição de livros digitais (epubs e ebooks) em plataformas e dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

 

Para quem quer trabalhar com programação mobile

Introdução à programação em linguagem JAVA
Programação Android
UX e UI Design

Essa trilha explora conceitos relacionados à construção de aplicações para dispositivos móveis (construção de interfaces gráficas, utilização dos sensores internos, aspectos básicos de animação e bancos de dados) e apresenta técnicas e metodologias para compreender as necessidades dos usuários.

 

Para quem quer trabalhar com desenvolvimento web

Introdução à lógica de programação
Arquitetura da informação e projeto de sistemas
Edição e tratamento de imagens
Introdução à criação de sites
HTML5 – Introdução ao front-end
JavaScript: Conceitos e bibliotecas
Desenvolvimento de front-end
Design de interfaces com CSS3
Desenvolvimento Web com AngularJS
Desenvolvimento Web com Java e Apache Wicket
Desenvolvimento Web PHP
UX e UI Design

A maior trilha de TIM Tec é também a que possui os cursos mais acessados. A recomendação é o aluno escolher os que mais se adequarem a suas necessidades (quais linguagens, aplicações e ferramentas vai utilizar) e a seu objetivo (front-end ou back-end, por exemplo). Mas alguns cursos são essenciais para qualquer programador, como “Introdução à lógica de programação” e “HTML5 – Introdução ao front-end”.

 

Para quem quer trabalhar com desenvolvimento de software

Introdução à lógica de programação
Introdução à linguagem de programação PHP
Introdução ao uso de banco de dados SQL
Introdução à programação em linguagem JAVA
Desenvolvimento de back-end
Desenvolvimento com Python
Desenvolvimento de APIs em REST
Boas práticas em desenvolvimento de software

Assim como na trilha de desenvolvimento web, a sugestão é que cada aluno escolha os cursos mais adequados ao que quer aprender. Aqui, o destaque é “Boas práticas em desenvolvimento de software”, que aborda metodologias, ferramentas e conceitos de desenvolvimento de software capazes de aumentar a produtividade e facilitar o compartilhamento de código.

 

 

Notícias relacionadas

Cursos de TIM Tec para quem é ou quer ser professor(a)

A maioria dos cursos publicados na plataforma TIM Tec explora temas ligados às novas Tecnologias da Informação, especialmente desenvolvimento web e desenvolvimento de […]

Python e APIs são os temas dos novos cursos de TIM Tec

A plataforma TIM Tec lançou mais dois cursos voltados a profissionais e interessados em tecnologia: Desenvolvimento com Python e Desenvolvimento de APIs em […]

TIM Tec lança cursos para micro e pequenos empreendedores

Você está se formalizando como microempreendedor individual (MEI)? Pretende abrir ou já abriu uma micro ou pequena empresa? Então os três novos cursos […]

Habilidades extras que valorizam o currículo dos profissionais de TI

Formação e histórico profissional são dois requisitos básicos para qualquer currículo. Mas na área de tecnologia, outras experiências também são bastante valorizadas na […]