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16 Institutos Federais têm plataformas personalizadas

O software TIM Tec já está sendo utilizado por 16 Institutos Federais (IFs) para a criação de plataformas personalizadas de cursos MOOC (cursos online abertos e massivos). 11 deles estão com a plataforma publicada e 5 estão em processo de instalação. Além disso, um Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) também começou a instalação de uma plataforma. A iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre o Instituto TIM e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, que promove o compartilhamento gratuito da tecnologia e dos cursos de TIM Tec com as instituições públicas de ensino da Rede e-Tec Brasil.

O Instituto Federal do Acre (IFAC) lançou sua plataforma há cerca de sete meses e conta com aproximadamente 130 alunos cadastrados, tanto estudantes da instituição quanto outros interessados. Silvana de Andrade Gonçalves, coordenadora de Tecnologia da Informação e Comunicação da Diretoria de Programas Especiais do IFAC, conta que a instalação foi feita sem grandes dificuldades e que os feedbacks dos alunos sobre os cursos de TIM Tec disponibilizados na plataforma são positivos. “Todos os cursos são muito interessantes e de áreas atuais, e possibilitam aos alunos uma boa absorção do conteúdo”, diz.

Silvana mantém contato com gestores de outros IFs por meio de um grupo de discussão, onde trocam experiências e informações sobre a plataforma. “O grupo é usado para fomentarmos a utilização da plataforma em toda a Rede e-Tec Brasil”, explica. Entre os próximos passos para a plataforma do IFAC, estão intensificar a divulgação entre alunos de instituições de todo o Acre e viabilizar o estúdio do Instituto para a produção de novos cursos. “A parceria de TIM Tec com o IFAC tem contribuído para fortalecer a política de educação a distância e a difusão de conhecimento técnico à população do Acre”, afirma.

No Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), o tecnólogo da Informação Jean Loro está tendo o suporte da equipe de TIM Tec para concluir a instalação da plataforma, que também será aberta para alunos de dentro e fora da instituição. Um dos objetivos do lançamento da plataforma é oferecer aos professores uma opção para publicar seus próprios cursos abertos e livres. “É uma plataforma simples e intuitiva”, diz Giovane José da Silva, diretor de Educação a Distância do IFSULDEMINAS.

Diversos cursos estão em produção pelos professores, com temas como pedagogia em MOOCs, gravação e edição de videoaulas e design instrucional. “Pretendemos disponibilizá-los e compartilhá-los com outros IFs”, acrescenta Giovane. No dia 16 de maio será lançado o primeiro deles, chamado Explorando os MOOCs. “É um curso que instiga discussões e reflexões sobre MOOCs”, explica a professora Aracele Fassbinder, responsável pela criação do curso. Ele é composto por vídeos, textos, fóruns e estudos de caso sobre as origens, características e benefícios de um MOOC. Os estudantes que se cadastrarem na plataforma também terão acesso a cursos de TIM Tec.

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