Instituto TIM

Um glossário para entender o universo de TIM Tec – parte II

Depois de conhecer alguns conceitos relacionados às crenças e pilares da plataforma TIM Tec e do universo dos cursos livres – educação a distância, MOOC, Pronatec, Rede e-Tec Brasil –, continuamos nosso glossário com alguns termos que podem parecer complicados à primeira vista, mas que fazem parte da rotina de programadores e desenvolvedores.

 

Código-fonte

Conjunto de palavras ou símbolos escritos de forma ordenada, contendo instruções organizadas em uma linguagem de programação, de maneira lógica. Funciona assim: quando desenvolve um software, o programador escreve o programa em uma linguagem. Para executar esse software, as linhas de programação precisam ser convertidas em linguagem de máquina, para que o computador seja capaz de entender. Ao comprar um programa, o usuário compra a linguagem de máquina, e não o código-fonte, ou seja, as linhas de programação que constituem esse software em sua forma original.

Saiba mais:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/codigo-fonte/66618

 

Software livre

Software que pode ser usado, copiado, distribuído, estudado, modificado e aperfeiçoado livremente pelos usuários. Softwares livres não pertencem a empresas (ou seja, não são proprietários) e, por isso, podem ser baixados gratuitamente. Sua única exigência é que, no caso de um programador usar seu código para criar uma nova versão ou novo programa, o software resultante deve ser livre também. Para que isso seja possível, o acesso ao código-fonte dos softwares livres deve ser aberto.

ATENÇÃO! Software livre e software com código aberto (open source, em inglês) não são sinônimos. Todo software livre deve ter seu código aberto, mas nem todo software com código aberto é livre. Isso porque, nos softwares open source, o desenvolvedor original é quem determina as condições de uso e de distribuição. O software livre, por outro lado, não possui condicionante alguma e é sempre livre.

Saiba mais:
http://timtec.com.br/pt/software-livre-liberdade-de-uso-e-colaboracao-entre-usuarios/
https://www.tecmundo.com.br/linux/1739-codigo-aberto-e-software-livre-nao-significam-a-mesma-coisa-.htm

 

Documentação do software (ou do código-fonte)

Texto escrito que acompanha o software e que explica como ele deve ser utilizado. A documentação auxilia usuários e programadores a entender as rotinas contidas no software, facilitando seu uso e o desenvolvimento de novas versões ou evoluções. Todo software deve ter documentação, e isso é ainda mais importante para os softwares livres, que têm a liberdade de compartilhamento e modificação como premissa básica.

Você pode acessar a documentação completa de TIM Tec aqui.

 

GitHub

Antes de falar do GitHub, é preciso falar do Git. Git é um sistema distribuído de controle de versão. Ele permite que o desenvolvedor trabalhe sempre no mesmo diretório, reunindo em um único local as alterações do projeto, sua documentação e comentários. Esse registro é muito útil para que o programador possa voltar à fase anterior quando houver um problema. Diversas pessoas podem contribuir simultaneamente no mesmo projeto, editando e criando novos arquivos, sem risco de que as alterações se sobreponham.

O Github é um serviço web que oferece diversas funcionalidades extras aplicadas ao Git. Lançado em 2008, ele funciona como uma rede social: além de utilizar o Git, os usuários podem seguir projetos e comentar neles, compartilhar e modificar códigos, trocar ideias com outros desenvolvedores. Projetos de código aberto, como TIM Tec, costumam estar lá. É possível acompanhar as novas versões, informar bugs ou alterar códigos.

Para criar uma conta no GitHub, clique aqui.

Saiba mais:
https://tableless.com.br/tudo-que-voce-queria-saber-sobre-git-e-github-mas-tinha-vergonha-de-perguntar/
https://www.oficinadanet.com.br/post/14791-o-que-github

 

Creative Commons

Creative Commons é um tipo de licença que – ao contrário do copyright – permite que os conteúdos publicados na internet sejam utilizados de forma livre sem a necessidade de uma autorização direta do autor. A única exigência das licenças Creative Commons é que o autor original seja creditado na adaptação ou novo produto.

Há seis tipos de licenças Creative Commons:

  • Atribuição CC BY: A mais flexível de todas, permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e criem a partir de um trabalho, mesmo para fins comerciais.
  • Atribuição Compartilha Igual CC BY-AS: Permite que outras pessoas remixem, adaptem e criem a partir de um trabalho, mesmo para fins comerciais, mas determina que os novos produtos sejam licenciados em termos idênticos. Costuma ser comparada com as licenças de software livre e de código aberto “copyleft”.
  • Atribuição Sem Derivações CC BY-ND: Permite a redistribuição, comercial e não comercial, desde que o trabalho fique inalterado e no seu todo.
  • Atribuição Não Comercial CC BY-NC: Permite que outras pessoas remixem, adaptem e criem a partir de um trabalho, mas somente para fins não comerciais.
  • Atribuição Não Comercial Compartilha Igual CC BY-NC-AS: Permite que outras pessoas remixem, adaptem e criem a partir de um trabalho, mas somente para fins não comerciais, e as novas criações precisam estar licenciadas sob termos idênticos.
  • Atribuição Sem Derivações Sem Derivados CC BY-NC-ND: A mais restritiva de todas, só permite download e compartilhamento.

Os vídeos dos cursos de TIM Tec estão publicados na licença de atribuição 4.0 internacional (CC BY 4.0), que é a mais flexível. Internautas podem pegar o conteúdo dos vídeos e mesclar com outros, por exemplo, ou mesmos montar novos vídeos a partir deles e criar suas próprias aulas.

Saiba mais:
https://br.creativecommons.org/licencas/
http://timtec.com.br/pt/creative-commons-conheca-a-licenca-utilizada-em-tim-tec/

 

Notícias relacionadas

Comunidades online reúnem profissionais para discussões e colaboração

Além de fazer cursos, uma forma de se manter atualizado sobre assuntos ligados a desenvolvimento e programação é participar de comunidades e fóruns. […]

Software livre: liberdade de uso e colaboração entre usuários

Um dos três pilares de TIM Tec é o software livre, ou seja, qualquer interessado pode instalar e modificar o software para ter […]

TIM Tec conquista 3º lugar no Prêmio ARede Educa

O Instituto TIM foi um dos vencedores do Prêmio ARede Educa 2016, que reconhece experiências e iniciativas públicas e privadas de inserção das […]

Escola de Jornalismo tem plataforma customizada com TIM Tec

A plataforma de vídeos TIM Tec, software livre desenvolvido pelo Instituto TIM, já está sendo usada por outras organizações. Entre elas está a […]