Instituto TIM

Um glossário para entender o universo de TIM Tec – parte I

MOOC, software livre, documentação, fork, educação a distância… Quem já navegou pela plataforma TIM Tec ou pelo Portal TIM Tec deve ter se deparado com alguns desses conceitos. Eles têm tudo a ver com o mundo dos cursos livres e, consequentemente, com o mundo de TIM Tec. Mas o que exatamente eles querem dizer?

Preparamos um especial, dividido em duas partes, para explicar um pouco mais sobre esses conceitos. Aqui, na primeira parte, você encontra definições relacionadas às crenças e pilares da plataforma TIM Tec – e do universo em que ela se insere.

 

Educação a distância (EaD)

Modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, é necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. A educação a distância pode ser implementada na educação básica (Educação de Jovens e Adultos e educação profissional técnica de nível médio), na educação superior (graduação e pós-graduação) e na educação complementar (cursos livres, cursos preparatórios).

Além de variar muito nas aplicações, a EaD varia nos formatos: os cursos podem ser presenciais, nos quais o aluno se dirige até um local para assistir à aula, que é transmitida via meios digitais ou satélite; semipresenciais, em que o curso mescla atividades presenciais e a distância; e inteiramente não-presenciais, com todos os processos mediados por tecnologias – como é o caso da plataforma TIM Tec.

Saiba mais:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm#art24
https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/viewFile/1983-4535.2011v4n3p153/21984

 

MOOC

Sigla para Massive Open Online Courses, ou cursos online abertos e massivos, em português. Os MOOCs são ministrados a distância, pela internet, e podem ser feitos por um grande número de pessoas ao mesmo tempo. São cursos que não pressupõem mediação: para sanar dúvidas, os alunos são convidados a pesquisar mais sobre o assunto e interagir com os colegas em fóruns. Assim, os MOOCs – como a plataforma TIM Tec – contribuem para ampliar o acesso à educação enquanto propõem uma aprendizagem participativa e distribuída.

ATENÇÃO! MOOC é muito diferente de Moodle, ambiente virtual de aprendizado que é utilizado por muitas instituições de ensino brasileiras para a educação a distância.

Saiba mais:
http://timtec.com.br/pt/entenda-a-diferenca-entre-mooc-e-moodle/

 

Pronatec

Sigla para Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Criado em 2011 pelo governo federal, o Pronatec tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica por meio de algumas estratégias – entre elas, o aumento da oferta de cursos a distância e das oportunidades de capacitação para trabalhadores.

Para isso, foram articuladas quatro ações, realizadas por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) – entre elas, a formação da Rede e-Tec Brasil e a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, formada pelos Institutos Federais.

TIM Tec se alinha ao Pronatec porque disponibiliza à Rede e-Tec Brasil e aos Institutos Federais uma plataforma MOOC capaz de ampliar sua oferta de cursos a distância. Além disso, a maioria dos cursos produzidos pelo projeto são alinhados aos conteúdos do Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação do Guia Pronatec de Cursos de Formação Inicial e Continuada.

Saiba mais:
http://portal.mec.gov.br/pronatec/

 

Rede e-Tec Brasil

Como já dissemos, a formação da Rede e-Tec Brasil é uma das ações do Pronatec para aumentar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica à população brasileira. Ela tem como objetivo ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados e municípios.

Funciona da seguinte forma: o MEC, por meio da Setec, financia as instituições da Rede e-Tec Brasil na elaboração dos cursos. As instituições, por sua vez, são responsáveis por ministrar os cursos (devem providenciar estrutura, equipamentos, recursos humanos e o que mais for necessário).

A Rede e-Tec Brasil é constituída por Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica, secretarias estaduais e municipais de Educação, universidades, organizações do Sistema S etc.

Saiba mais:
http://portal.mec.gov.br/rede-e-tec-brasil

 

Notícias relacionadas

Por mais mulheres trabalhando na área de TI

Dos 30 cursos publicados na plataforma TIM Tec, 23 são voltados para a área de Tecnologia da Informação (TI) – exploram linguagens de […]

Entenda a diferença entre MOOC e Moodle

Há muita gente que confunde os cursos MOOCs com o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Os Institutos Federais da Rede TIM Tec, por […]

Plataforma MOOC do IFPA é lançada durante evento sobre EaD

O Instituto Federal do Pará (IFPA) é a mais nova instituição da Rede e-Tec Brasil a lançar sua plataforma de cursos MOOC, desenvolvida […]

Conheça os cursos produzidos por IFs para suas plataformas MOOC

Três Institutos Federais que instalaram plataformas de cursos MOOC baseadas no software TIM Tec já produziram cursos próprios para disponibilizar ao público. Essa […]