Instituto TIM

Entenda a diferença entre MOOC e Moodle

Há muita gente que confunde os cursos MOOCs com o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Os Institutos Federais da Rede TIM Tec, por exemplo, utilizam tanto o Moodle quanto TIM Tec – que é uma plataforma na qual são disponibilizados cursos no estilo MOOC. Mas quem vê de fora pode achar que as duas ferramentas se confundem. Com a ajuda de Fábio Flatschart, um dos professores do curso de TIM Tec MOOC e novas formas de aprendizagem, preparamos um material para mostrar como essas duas formas de ensino a distância se diferem e como elas se complementam.

 

MOOC é uma metodologia. Moodle é uma plataforma.

MOOC é a sigla para Massive Open Online Courses, que em português significa “cursos online abertos e massivos”. É o nome dado a um tipo específico de curso, que precisa ser, ao mesmo tempo, online, aberto e disponível para um grande número de pessoas. Ou seja, MOOC não é uma plataforma: é uma maneira de trabalhar o conteúdo (TIM Tec, por outro lado, é uma plataforma na qual são disponibilizados cursos no estilo MOOC). As primeiras experiências com esse tipo de metodologia começaram em 2008, mas o boom dos MOOCs veio a partir de 2012. Além dos cursos de TIM Tec, podemos citar como materiais no estilo MOOC os cursos de plataformas como Coursera, edX, Miríada X, Khan Academy.

Moodle também é uma sigla: reúne as iniciais de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, algo como “ambiente de aprendizado dinâmico modular orientado a objetos”. Ele foi desenvolvido pelo australiano Martin Dougiamas, que, quando garoto, nos anos 1970, estudou a distância com materiais entregues por aviões. A primeira versão do software foi finalizada em 2002, com código aberto. Em 2016, havia 100 milhões de usuários utilizando o software em todo o mundo. O Moodle é uma plataforma online que oferece conteúdo educacional só que no ambiente online e a distância: pressupõe a existência de um professor, de uma sala de aula, de uma agenda bem organizada de conteúdos e tarefas e tem um limite de usuários.

 

MOOC é uma metodologia autônoma para desenvolvimento pessoal. Moodle é um ambiente virtual que emula o processo de ensino tradicional.

Ninguém consegue fazer uma faculdade com cursos MOOCs. Eles permitem, sim, ampliar um conhecimento que já se tem ou abrir caminhos para um aprendizado novo. Normalmente são cursos curtos, assíncronos. Por sua dinâmica, não necessitam tutoria: eles focam na autonomia do estudante, na sua independência, e não exigem que ele seja necessariamente ligado a alguma instituição de ensino.
O Moodle é mais alinhado ao ensino tradicional e busca replicar o ambiente de uma sala de aula, permitindo um controle maior do processo de apredizagem. Por isso, é geralmente atrelado a uma instituição de ensino ou empresa. Dentro do ambiente, há turmas com tamanho específico, nas quais são registrados os horários de entrada e saída dos alunos. O conhecimento é mediado a todo momento pelo professor – assim como acontece no ensino tradicional.

 

MOOCs podem complementar a prática acadêmica do Moodle.

Uma instituição que já usa o Moodle no ensino a distância pode se apoiar em cursos MOOC para ampliar o conteúdo trabalhado no ambiente online. Estes cursos, por seu caráter mais rápido e dinâmico, podem abrigar materiais transversais, de apoio e referência. Ou seja: o ensino tradicional, em que há entrega de exercícios, trabalhos, provas, controle de horários e tarefas é feito pelo Moodle; a complementação dos conteúdos, de maneira autônoma, no horário que o aluno puder, é feita com os cursos MOOC.

 

Quer conhecer mais sobre MOOCs e como eles podem contribuir para alcançar seus objetivos? Dá uma olhada no curso de TIM Tec sobre o assunto:

Notícias relacionadas

Plataforma MOOC do IFPA é lançada durante evento sobre EaD

O Instituto Federal do Pará (IFPA) é a mais nova instituição da Rede e-Tec Brasil a lançar sua plataforma de cursos MOOC, desenvolvida […]

Conheça os cursos produzidos por IFs para suas plataformas MOOC

Três Institutos Federais que instalaram plataformas de cursos MOOC baseadas no software TIM Tec já produziram cursos próprios para disponibilizar ao público. Essa […]

Curso do IFSULDEMINAS ensina a criar um projeto para cursos MOOC

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) lançou um curso para orientar professores que querem desenvolver seu próprio curso MOOC (cursos […]

Plataforma TIM Tec é objeto de estudos de dissertação de mestrado

No Instituto Federal do Tocantins (IFTO), com sede em Palmas-TO, a implementação da plataforma de cursos MOOC foi atrelada ao projeto de mestrado […]