TIM Tec é uma iniciativa do Instituto TIM criada em 2013 com o objetivo de desenvolver uma plataforma virtual que disponibilizasse cursos online, livres e gratuitos voltados à educação profissional e tecnológica.

O Instituto TIM acredita que inovações tecnológicas são a base de uma nova forma de trabalho; por isso, investe na criação e democratização de recursos e estratégias que promovam a inclusão tecnológica produtiva das pessoas. TIM Tec contribui para ampliar a oferta gratuita de cursos de formação inicial e continuada e de qualificação profissional a distância.

Hoje, a plataforma e os cursos produzidos em TIM Tec são compartilhados com instituições federais de ensino por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

 

TIM Tec é a plataforma MOOC das instituições da Rede e-Tec Brasil

MOOC é a sigla para Massive Open Online Courses (cursos online abertos e massivos) − cursos ministrados a distância, pela internet, e que suportam um grande número de alunos. Qualquer pessoa pode fazê-los, de qualquer lugar, desde que esteja conectada à web. Além de oferecer videoaulas, leituras complementares, testes e referências, MOOCs convidam os alunos a interagir em fóruns para discutir e sanar dúvidas. Eles contribuem para ampliar o acesso à educação e propõem uma aprendizagem participativa e distribuída, na qual os estudantes se engajam no processo de conhecimento, interagem ativamente com o material e seguem o próprio ritmo.

O primeiro MOOC foi criado em 2007 na Universidade de Utah, nos Estados Unidos, por David Wiley. Essa iniciativa deu origem a diversos projetos até que, em 2011, Sebastian Thrun e Peter Norvig ofereceram um curso de inteligência artificial na Universidade de Stanford por meio da startup Know Labs (que se tornaria o Udacity). Mais de 160 mil pessoas se matricularam. Mais tarde, surgiram o Coursera (reunindo universidades como Yale, Princeton, Michigan e Penn) e o edX, fruto de uma parceria entre a Universidade de Harvard e o MIT.

TIM Tec é a primeira plataforma MOOC desenvolvida inteiramente no Brasil.

 

O Conselho Consultivo TIM Tec foi criado em agosto de 2013 com função pedagógica e estratégica. Ele acompanhou a construção da plataforma e de suas funcionalidades, contribuiu para a definição dos cursos a serem produzidos, apontou caminhos e parcerias possíveis para o projeto, entre outras ações.

 

Bianca Santana

Bianca Santana

Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), é jornalista e autora de livros sobre a alfabetização de adultos e recursos educacionais abertos. Foi uma das fundadoras da Casa da Cultura Digital e diretora de educação do Instituto Educadigital.

Fábio Flatschart

Fábio Flatschart

Formado pela Escola de Comunicação e Artes da USP com especialização em Criação Visual e Multimídia e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, é palestrante e professor convidado dos mais renomados MBAs do Brasil (FGV, FIA e Trevisan).

 

Jarbas Barato

Jarbas Barato

Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre pela San Diego State University, dos Estados Unidos. Foi consultor da UNESCO, PNUD, Ministério da Educação, Fundação Bradesco e Fundação Padre Anchieta (TV Cultura).

Lúcia Franco

Lúcia Franco

Doutora pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), coordena o Núcleo de Tecnologia da Informação na Universidade Federal do ABC (UFABC).

Luís Otoni Ribeiro

Luís Otoni Ribeiro

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Tecnologia pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR). É chefe do Departamento de Educação a Distância do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

Marcos Barretto

Marcos Barretto

Doutor, mestre e graduado pela Escola Politécnica da USP, é professor da Poli há quase 30 anos. Escreveu diversos capítulos de livros e mais de uma centena de artigos para revistas e jornais, nacionais e internacionais.

Regina Melo Silveira

Regina Melo Silveira

Doutora em Engenharia Elétrica, é professora e pesquisadora da Escola Politécnica da USP. Atua na Rede Nacional de Pesquisa (RNP), na qual é Coordenadora do Grupo de Trabalho de Redes de Serviços Sobrepostos (GT Overlay).